quinta-feira, 14 de março de 2013


Em sua primeira missa como Papa, Francisco fala em “reconstruir a igreja”


O papa Francisco celebrou na tarde desta quinta-feira (14) sua primeira missa como pontífice na Capela Sistina com os cardeais eleitores. Vestido com os paramentos dourados e a mitra, o Papa entrou na Capela do Vaticano acompanhado dos demais 114 cardeais que na quarta-feira o converteram no primeiro pontífice latino-americano da história.

 “Após estes dias de graça, eu espero que tenhamos a coragem para caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor e reconstruir esta Igreja”, afirmou Francisco. Ele também pediu que os presentes orassem por Bento XVI, “servo da igreja na vida reclusa dedicada à prece e meditação”. Bento XVI anunciou sua renúncia ao trono de São Pedro no dia 11 de fevereiro e deixou o posto oficialmente no dia 28 do mesmo mês.

Na celebração desta tarde, que ocorre menos de 24 horas depois de sua escolha, o novo Papa falou sobre aquilo que considera serem três pilares da vida de fé cristã: caminhar, edificar e confessar.


“Não é fácil. Caminhando, edificando e confessando, às vezes há tremores… movimentos que nos empurram para trás”, falou Jorge Mario Bergoglio, conhecido como cardeal e sacerdote pela simplicidade e pela dedicação ao trabalho pastoral. “Quando caminhamos sem a cruz, edificamos sem a cruz, confessamos ao Senhor sem a cruz, não estamos mais com Cristo. Tudo se torna mundano.”