quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Origem da Quarta-feira de Cinzas

  O carnaval, festa pagã da antiguidade, acaba na Quarta-feira de Cinzas. Isso todos sabem. Mas o que significa e de onde vem essa data? Se a festa marca o chamado “adeus à carne”, as cinzas da quarta-feira representam, de acordo com a liturgia católica, a conversão para uma nova vida, uma espécie de renascimento.
  Pelo calendário cristão, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma (período de preparação da Páscoa), que termina na Sexta-feira Santa. Neste dia é celebrada a tradicional Missa das Cinzas. A data dá início ainda, no Brasil, à Campanha da Fraternidade da Igreja Católica.
História
  A crença de que o fogo purifica e de que a vida renasce das cinzas transcende as versões teológicas e tem registro em relatos mitológicos.
Na Grécia antiga, esse processo de purificação era representado na história da Fênix, um pássaro que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.
Antes, para os egípcios, outra ave, Bennu, cujo ciclo de vida terminava sobre a pira do deus Rá (Deus do Sol), deixava-se consumir pelas chamas, renascendo das cinzas.
Na antiga tradição do Oriente Médio, cinzas são jogadas sobre a cabeça das pessoas como símbolo de arrependimento perante Deus.
  Em todos esses casos, há um significado que perdura: a esperança de que o fim não existe e de que sempre haverá um porvir.